Curiosidades

Praia de Boiçucanga
 O nome Boiçucanga é de origem Indígena. “Boi” significa serpente, “Açu” significa grande e “Canga” significa cabeça. A “serpente de cabeça grande” parecida com a serra que separa o bairro de Boiçucanga do restante do município. 
 Praia geralmente de mar calmo e areia grossa,  trilhas, cachoeiras e tendo em seu canto esquerdo o rio com acesso à marina para pequenas e médias embarcações. Voltada para o oeste, possui no verão um pôr-do-sol belíssimo. O sol se põe no mar tingindo o horizonte com tons alaranjados proporcionando um espetáculo único.
 Ao anoitecer a iluminação da sua orla proporciona um visual panorâmico e deslumbrante da praia.

Boa para a prática de vôley de praia, futebol de areia, windsurf, futevôlei, natação, arvorismo, vôo livre, entre outros.

Infra-estrutura com 
3 shoppings, supermercados, restaurantes de diversas gastronomias, pronto-socorro e agências bancárias.




Você sabe o que é TALASSOTERAPIA:
Trata-se de tratamento fisioterapêutico pela água do Mar. Esta terapia continua muito praticada e existem grandes e luxuosas estâncias termais, com adequada aparelhagem para captar longe da praia, o precioso liquido, e para filtragem e dosagem conveniente à terapia. Toda ou quase toda a gente gosta de uma estada no clima do Mar. Um repouso nesta atmosfera deve a sua eficacia também ao efeito tonificante dos ventos marinhos que transportam os componentes minerais da água até aos pulmões e excitam mecanicamente a circulação capilar da pele. Todo o sistema neurovegetativo é regenerado de forma que, em conjunto com a rica absorção dos raios solares e a pobreza do ar em alergénos, o corpo sente um beneficio extraordinário. Foi do Mar que nasceu o planeta em que vivemos e o nosso soro sanguíneo assemelha-se na sua composição mineral, à solução coloidal dos sais marinhos. A água do Mar é um poderoso hiperalimento e tem efeito curativo por ação diurética e osmótica. Chega mesmo a ser muito activa na prisão de ventre, na cárie dentária e nas doenças alérgicas, sobretudo no eczema, na urticária, na sinusite e na asma. A água do Mar remineraliza extraordinariamente, faz regenerar o sangue, as glândulas, os ossos(tuberculosos)e, devido ao potencial electrolítico, os nervos. O nosso soro sanguíneo assemelha-se na sua composição à solução coloidal dos sais marinhos. Não há nada melhor do que alguns goles de água do Mar, para os doentes do estomago e fígado ou para as crianças sem apetite, que sofrem de diátese exsudativa, linfatismo e escrofulose. Os principais sais do Mar são cloretos de sódio, iodo, magnésio, sulfatos, cálcio, potássio, bromo, nitratos, bicabornatos, silício, flúor, rubídio, lítio, arsénio, cobre, fósforo, alumínio, etc. Deve-se então beber diariamente, sobretudo em jejum, um pouco de água do Mar buscada longe da praia, filtrada por algodão, diluida inicialmente em água destilada(cada vez menos), sendo reduzida a sua concentração normal de 34 por mil para a concentração fisiológica do sangue, isto é, 8,5 por mil de cloreto de sódio. Normalmente chega-se gadualmente a beber em jejum um a dois decilitros de água do Mar pura. Como em todas as vertentes Naturoterapeuticas, não se deve tomar em demasia e deve ser seguida por um Terapeuta, é preciso tomar cuidados pelos que sofrem de hipertiroidismo acentuado(Basedow), de insuficiência grave do coração ou dos rins e de um estado grande de excitabilidade.

Você pode checar a Balneabilidade das Praias, Boiçucanga se encontra em São Sebastião.